
História ACIC
Há 67 anos, empresários e comerciantes sentiram a necessidade de se reunir em torno de uma associação que atendesse os anseios do município. Nasce a ACIC Associação Empresarial de Criciúma, cuja fundação se deu no dia 18 de junho de 1944 no então Cine Rovaris.
A iniciativa, embora com poucos resultados nos primeiros anos, se transformaria mais tarde num instrumento forte para a integração e desenvolvimento da região.
A assembléia de fundação da associação foi presidida pelo então prefeito de Criciúma, Elias Angeloni.
Mais de cem representantes da área comercial, lideranças políticas e do serviço público estiveram presentes na assembléia.
Fizeram parte da Mesa Diretora dos Trabalhos da Assembléia Geral da Fundação da Associação Comercial de Criciúma Heriberto Hulse. Carlos O. Seara, Abílio Paulo, Francisco José Rodrigues de Oliveira, Antônio Roque Júnior, Ernesto Lacombe Filho e Lino de Bona Castelan.
O primeiro presidente da Associação foi Antônio Roque Júnior, que permaneceu no posto até 1951. Faziam parte da primeira diretoria da Entidade lideranças empresariais, que contribuiram fortemente para a sua instalação, incluindo-se a designação industrial no nome da Associação no final dessa gestão.
As atividades da Associação contavam no início apenas com envio de relatórios sobre a cidade, para Florianópolis e Porto Alegre, com o intuito de atrair para o município lojas maiores e até mesmo um banco.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.