TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Medicamentos perdem 75% da validade após abertos
26/05/2014 08:52:13
Líquidos são contaminados depois de primeiro contato com o ar.
Medicamentos líquidos perdem até 75% do prazo de validade após abertos, segundo o Conselho Regional de Farmácia (CRF) em Araraquara (SP). No caso dos colírios, oftalmologistas alertam que o tempo pode ser ainda mais abreviado, chegando a 30 dias de uso.
O motivo é a contaminação natural a qual as embalagens ficam sujeitas após o primeiro contato com o ar. Por isso, o tempo de uso indicado nos vidros e caixas não deve ser considerado após o início da utilização dos medicamentos.
O alerta serve até mesmo para pacientes mais cuidadosos, que normalmente seguem os cuidados básicos de conservação, como conservar as substâncias em locais sem umidade e longe do alcance de crianças e animais domésticos. Tomando como exemplo um xarope com validade de um ano, chega-se a conclusão que o tempo real de uso será de apenas três meses após a abertura.
?A partir do momento que abrimos a embalagem já há uma contaminação natural, que são as bactérias e vírus do ar. Então, expomos o conteúdo a esse processo?, explicou o diretor do CRF em Araraquara, Evandro Yashuda.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios 02/09/2025 Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população