ACESSO RESTRITO

O uso inadequado de medicamentos é um hábito cultural em diversas partes do mundo e, no Brasil, este quadro não é diferente. Para auxiliar no combate a essa perigosa prática, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, tem estimulado os farmacêuticos de farmácias e drogarias a atuarem como agentes educadores em saúde e, com isso, contribuir com a diminuição dos índices de intoxicação.
No Brasil, segundo reportagem do Diário de Franca, a automedicação é uma prática responsável por uma série de complicações, entre elas os altos índices de intoxicação. Segundo dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox), do total de pessoas intoxicadas em 2009, 27,6% das causas foram pelo uso incorreto de medicamentos. O quadro é ainda maior do que os números de casos registrados por agrotóxicos, animais peçonhentos e drogas.
Segundo pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2008, São Paulo é o estado que mais notifica e apresenta 41% do total de intoxicações de todo o país. No Brasil, a cada hora, três pessoas são intoxicadas por medicamentos.
-
Semaglutida pode turbinar lucro das farmácias em até 15%
16/01/2026
O fim da patente do Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, deve ter efeitos que vão além da indústria farmacêutica. Segundo o Itaú BBA, o lucro das farmácias na bolsa de valores pode crescer até 15% com uma maior oferta de remédios com o princípio ativo. As informações são da CNN Brasil.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.