
Integrar e articular as áreas técnicas da Anvisa nos assuntos relacionados à descentralização das ações de vigilância sanitária. Esse é o objetivo da criação do Comitê de Descentralização em Vigilância Sanitária, instituído no dia 9 de junho pela Portaria no 788, publicada no Boletim de Serviço no 30.
O Comitê terá caráter permanente e atuará como instância de integração entre as áreas da Anvisa para harmonizar e aprofundar o processo de descentralização em vigilância sanitária. ?A descentralização é diretriz fundamental para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e todas as áreas da Agência precisam estar envolvidas no processo?, afirmou Patrícia Ferraz, chefe do Núcleo de Descentralização da Anvisa.
Com pautas definidas previamente pela Diretoria Colegiada da Agência, o Comitê será supervisionado pelo diretor responsável pelo Núcleo de Descentralização. ?O objetivo desta aproximação é dar mais força às iniciativas do grupo e tornar mais ágil o cumprimento das metas estabelecidas?, explicou o diretor da Anvisa Jaime Oliveira, que irá coordenar o grupo.
Na última reunião da Diretoria Colegiada da Agência, duas pautas foram estabelecidas para início das atividades do Comitê: a descentralização de Autorização de Funcionamento de Empresas; e o procedimento para a realização de diligências nos Estados por autoridades da Anvisa.
Na primeira reunião do grupo, que deve ocorrer até o fim de junho, serão definidos o cronograma de ação e a periodicidade das reuniões do Comitê.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.